domingo, 30 de outubro de 2011

Brasil leva ouro na maratona e faz melhor atletismo da história dos Pans!




Solonei garantiu o ouro para o Brasil

     O brasileiro Solonei Rocha da Silva conquistou a medalha de ouro na maratona atlética neste domingo, nas ruas de Guadalajara, no México. E ao levar o 48º metal mais precioso do país nesta edição, ele contribuiu para que o Brasil superasse o desempenho no Rio-2007 e fechasse o atletismo com a sua melhor participação na história dos Jogos Pan-Americanos.
Fonte:Reuters

Parabéns!!!!


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

COM A PALAVRA A DIREÇÃO

Olá, queridos pais, professores e alunos 
Antes de iniciarmos o nosso bate papo, pedimos desculpas pelo silêncio da semana passada, silêncio este que me fez refletir muito nos últimos dias sobre a vida escolar dos nossos alunos e a participação dos pais nesse contexto. Na função de orientador educacional, na convivência diária com os alunos, tenho feito vários questionamentos de extrema relevância para o nosso trabalho como educador. O QUE ESTÁ ACONTECENDO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA COM OS NOSSOS ALUNOS? 
Diante das mudanças ocorridas na sociedade, com tantas informações e avanços tecnológicos, é possível observar também uma inversão de papéis e valores, onde a família ganha uma nova configuração, a mulher conquista cada vez mais seu lugar no mercado de trabalho, a criança também muda e consequentemente o aluno e a escola. 

Os pais reagem diante dessas mudanças protegendo excessivamente seus filhos em vez de cultivar suas aptidões. Isto é uma realidade da família atual, como os pais passam pouco tempo com os filhos, à educação oferecida muitas vezes é repleta de proteção, e esta nova configuração de família acaba por atribuir à escola o papel de educar. A educação precisa acontecer no contexto familiar, é aí que os conceitos e valores são transmitidos de pais para filhos e a escola cabe ampliar essas ações iniciadas na família. 

A família, responsável pela educação e orientação de seus filhos, devem assumir o seu papel, além de oferecer amor e impor limites. São através de condutas, como a compreensão, o diálogo, o convívio e o respeito, que são transmitidos valores éticos sólidos, capazes de fazer com que a criança e o adolescente, ajustem seus comportamentos às exigências da vida dentro da coletividade e obedeçam a regras básicas de convivência.

A ausência da família é um dos principais fatores que contribuem para o baixo rendimento escolar. A participação dos pais na vida escolar dos seus filhos é de fundamental importância, se não decisiva, para um bom rendimento escolar. Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto à interferência adequada da família.  Incentivar o filho a fazer as tarefas de casa e ir à escola todos os dias; comparecer às reuniões e eventos da escola são atitudes que fazem toda a diferença na vida dos nossos educandos. 

Outro fator preocupante é a falta de compromisso dos alunos no cumprimento das atividades escolares, prejudicando todo um projeto proposto pela escola. Hoje temos observado que a escola encontra uma série de dificuldades em exercer o seu verdadeiro papel, que é: 
  1.  Preparar o aluno para o mercado de trabalho e a formação plena do cidadão.
  2.  Mostrar caminhos que levem o aluno a concluir o ensino superior, buscando uma especialização.
  3.  Trabalhar a socialização, a criatividade e o senso crítico.
  4.  Reforçar os conceitos oriundos da família.
  5.  Conscientizar os alunos para as possíveis adversidades encontradas durante a sua vida escolar. 
Abraços e até a proxima! 
Andrelino  Silva Lima  - Orientador Educacional
Cléia Maria da Silva -  Professora







terça-feira, 25 de outubro de 2011

IMPORTANTE!


 Queridos Pais e/ou Responsáveis,
 
      Reiteramos que os alunos classificados para a 2ª fase da OBMEP 2011 irão realizar as provas no dia 05 de novembro de 2011(sábado), às 14h30min, no Centro Educacional 02 do Guará (GG), localizado na QE 07  A/E Guará I.
     Informamos que os alunos receberão na escola um cartão informativo que deverá ser apresentado no dia da prova juntamente com um documento de identificação (Certidão de Nascimento ou Carteira Escolar), bem como todo material  necessário.
      Ressaltamos, ainda, que os alunos deverão chegar ao local de prova, com uma hora de antecedência.
      Leiam a prova com bastante atenção e procurem  responder todas as questões.
Pessoas grandes são aquelas que lutam por seus ideais.
Boa Prova!!!

    A Direção




    segunda-feira, 24 de outubro de 2011

    ALUNOS DESTAQUE DO 3º BIMESTRE! ESSES, SÃO FERAS!!!


    A equipe gestora e os professores do Centro de Ensino Fundamenta 05 do Guará desenvolvem um trabalho de reconhecimento, incentivo e valorização dos educandos, com o objetivo de melhorar o seu desempenho escolar e a sua formação plena como cidadão.
    Durante o Conselho de Classe é divulgada a lista dos alunos que mais se destacaram em todas os componentes curriculares, obedecendo os critérios de rendimento escolar, disciplina, respeito, assiduidade, pontualidade e participação.
    Parabéns a todos os alunos e todas as alunas por mais essa conquista! Vocês merecem esse título!
    Segue a lista com os nomes dos alunos:
    • 3ª série A
    • Ana Beatriz R. Martins, Ana Carolina F. de Almeida, Daniel Marcos G. Oliveira Costa, Gabriel Fernando V. Gomes, Ingrid Bianca  Rodrigues Santos, Julia Soares de Souza, Maira Samantha C. de Almeida, Maria Eduarda Asano Matos, Maria Luíza Vieira N. Fernandes, Mateus Silva Vieira, Natacha Lima dos Santos, Polyana Cunha, Raquel dos Santos Morais, Sarah Cristina B. Vasconcelos e Stefanny Lima Soares.
    • 4ª série A
    • Thayná Lorrany Gomes, Claudiane Cristiane Souza e Beatriz Bispo Felix.
    • 4ª série B
    • Alan da Silva Gomes, Gleisson Ferreira dos Santos, Emille Leal Cardoso, Renan Azevedo Calutino e Guilherme de Jesus Santos.
    • 4ª série C
    • Bruno César dos Santos, David da Silva Melo, Felipe Breno Carvalho da Silva, Geilson Saraiva de Oliveira, Luísa Fernanda F. Ribeiro, Matheus Nolasco Santos Oliveira e Phillipi William Fonseca Alkmim.
    • 4ª série D
    • João Guilherme de S. Mendes, José Antônio de S. Junior, Marcos Henrique, Costa Guimarães, Samuel Teodoro Vasconcelos, Stephany da Silva, Vanda Cordeiro, Douglas Nascimento e Rafaella Jesus.
    • 5ª série A
    • Glenda Alves S. de Oliveira, João Pedro L. Costa, Larissa Ferreira de Souza, Marcos William de Oliveira e Raynara C. Ferreira.
    • 5ª série B
    • Andressa Meneses dos Santos, Gustavo de Oliveira Macedo e Yasmin Silva Rocha
    • 5ª série C
    • Gabriela Rodrigues da Silva e Patrícia dos Santos.
    • 5ª série D
    • Letícia Barbosa da Silva
    • 5ª série F
    • Lucas Vinícius Pereira e Samuel Vitor G. Santos.
    • 5ª série G
    • Dheovanna Karen Dallila Reis e João Vitor S. Silva.
    • 6ª série A
    • Allana Louise Felix da Silva, Felipe Pereira A .da Costa e Rodrigo Oliveira Resende.
    • 6ª série B
    • Luna Fontenele Veras e Vitória C. Raye Noronha.
    • 6ª série C
    • Marcelo Afonso de Moraes
    • 6ª série D
    • Isaac Camelo B. Da Costa
    • 6ª série E
    • Fernanda Rosa Silva

    A Direção


    sexta-feira, 14 de outubro de 2011

    PARABÉNS PROFESSOR!!!



    Mestre,
    É aquele que caminha com o tempo,
    propondo paz, fazendo comunhão,
    despertando sabedoria.

    Mestre é aquele que estende a mão,
    inicia o diálogo e encaminha
    para a aventura da vida.

    Não é o que ensina fórmulas, regras,
    raciocínios, mas o que questiona
    e desperta para a realidade.

    Não é aquele que dá de seu saber,
    mas aquele que faz germinar
    o saber do discípulo.

    Mestre é você, meu professor amigo
    que me compreende, me estimula,
    me comunica e me enriquece com
    sua presença, seu saber e sua ternura.

    Eu serei sempre seu discípulo
    na escola da vida
    Obrigado, professor!


    terça-feira, 4 de outubro de 2011

    Reunião de pais 19/10/2011

    Convocamos os Pais e/ou Responsáveis dos alunos do turno matutino, Ensino Fundamental/Anos Finais, para reunião a realizar-se no dia 19 de outubro de 2011, quarta-feira, às 10 horas, para entrega de boletins, referente ao 3º bimestre.

    Ressaltamos que a presença de todos é de fundamental importância para o sucesso escolar dos nossos alunos, pois o final do ano letivo se aproxima e ainda constatamos a falta de comprometimento com as atividades escolares por parte de alguns alunos.

    Abraços!

    A Direção

    segunda-feira, 3 de outubro de 2011

    Jogos Interclasses 2011 do CEF05!!

    Esta semana está acontecendo  os Jogos Interclasses 2011  do Centro de Ensino Fundamental 05 do Guará, com a participação dos alunos do turno matutino, Séries Finais. A organização do evento está  a cargo dos professores de  Educação Física, Maurício  Ribeiro e Sheyla de Castro.  A abertura dos Jogos aconteceu dia 30/09, sexta-feira, e o encerramento está previsto para  o dia 07/10. Os Jogos Interclasses têm como meta principal, além do incentivo ao esporte, a confraternização entre as   turmas.  Participem! 

                Atenção nas datas: 
          Dia 11/10/2011 - Resultado final
    Dia 14/10/2011 - Premiação
    A Direção