segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

 NATAL
         Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui. Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.  Jesus veio pregar o amor, a compreensão, o desapego, a caridade e a solidariedade. E ele nos pede que essa solidariedade e caridade devem ser praticadas durante todo os dias do ano. O Natal é maravilhoso porque é o dia do  nascimento do menino Jesus. Este é o maior e o mais belo presente do bom Deus para todos nós. Natal é tempo de olhar para o mundo, alimentar a chama do amor e apreciar o milagre da vida. É tempo de seguir com atenção e humildade os passos dos pastores e os daqueles que têm coração simples e, em gestos de ternura, sintonizar mentes e aconchegar corações. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
         Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos! FELIZ NATAL E UM ANO NOVO de muita paz e saúde a todas as pessoas que conviveram conosco durante este ano e ajudaram a construir a história da nossa escola. Chegamos ao final de mais um ano de conquistas e  muitas realizações. Agradecemos a você pela confiança e parceria. Esperamos um 2012 repleto de projetos para alcançarmos bons resultados.
 Boas Férias!!! E até 2012!!!
Josceline Pereira Nunes -  Diretora

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ALUNOS DESTAQUE DO 4º BIMESTRE! ESSES, SÃO FERAS!!!





Parabéns meninos e meninas por mais essa conquista! Vocês merecem esse título!
Para os que vão embora, felicidade, saúde e paz!
Sentiremos saudades! Boas Férias!!!
A Direção

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

VALE A PENA RELEMBRAR!

 TARDE LITERÁRIA  5º ANO B 

              A professora Neusa Vicente Silveira e Silva desenvolveu, em sala, com seus alunos, o Projeto      Antibullying.  Os  alunos do    5º ano    B   (4ª série B)  confeccionaram livros que foram entregues aos convidados, na Tarde Cultural, promovida pela professora e seus alunos no dia 02/12/2011.

                                 Aqui, temos alguns momentos:










VISITA AO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO DF 



         No dia 16/06/2011, as professoras Márcia Maria Garcia (Geografia) e  Elieth (Língua Portuguesa), acompanharam  as  turmas  destaques,  5ª E e 5ª H , a uma visita ao Instituto Histórico e Geográfico do DF, com o objetivo de conhecer a História e a Geografia do Distrito Federal.
       No evento os alunos participaram de uma palestra e andaram pelo Instituto conhecendo o acervo de mapas e material histórico.
     Parabéns professoras!! O CEF 05 está muito feliz, por ter em seu corpo docente professores comprometidos com a Educação!! 

Link do Instituto Histórico e Geográfico do DF :     http://www.ihgb.org.br/ihgb6.php

Aqui, temos alguns momentos desta visita.




quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PROINFO - PROJETO ANTIBULLING

   As novas tecnologias de informação e comunicação são usadas para expandir o acesso à informação atualizada e principalmente, para promover a criação de ambiente de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre disciplinas.

   A inserção do computador no processo de ensino e de aprendizagem traz em seu bojo a questão da mudança da escola e da atuação do professor. Trata-se de uma nova cultura educacional que se efetivará por meio de uma mudança radical da escola que vem ao encontro de uma sociedade pela formação de cidadãos com capacidade de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, ser criativo, formular e resolver problemas.

   Nesse novo papel, a escola se constitui como um espaço no qual professores e alunos tem autonomia para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade, respeito mútuo e liberdade responsável.

   Eu, professora Rita Lanna, trabalho no Laboratório de Informática do CEF 05 do Guará, na Educação Integral, juntamente com a professora Ana Lúcia, onde oferecemos cursos de Linux, e principalmente, promovendo a interação entre os alunos e a novas tecnologias, desenvolvendo sua criatividade, buscando novos cursos, como o PROINFO do MEC, onde aprendemos a utilizar novas tecnologias. Buscamos, também, a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, através de exercícios de diversas disciplinas, e em especial, trabalhamos, com o Orientador Educacional, Andrelino Silva Lima, e a professora Neusa Vicente Silveira e Silva do 5º ano B (4ªB série B) no projeto de prevenção ao Bullying.

   O Orientador Educacional, Andrelino, fez uma série de palestras, no Laboratório de Informática, sobre o Bullying, com a participação, dos alunos da Oficina de Informática, e também, com os alunos do 5º ano B (4ª série B) da professora Neusa Vicente Silveira e Silva, onde foi realizado debate com os alunos, respondendo as suas perguntas, e também, com apresentação em slides, utilização de painel e a internet.

   Nas palestras desenvolvidas pelo nosso Orientador,” VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR”, foram abordados temas como o significado da palavra violência, a definição de Bullying, os tipos, as conseqüências para a vítima e para o agressor, assim como, orientações importantes quando se sofre o Bullying.

   A professora Neusa Vicente Silveira e Silva desenvolveu, em sala, com seus alunos, o Projeto Antibullying. Os alunos do 5º ano B (4ª série B) confeccionaram livros que serão entregues aos convidados, na Tarde Cultural, promovida pela professora e seus alunos.

   O livro, cujo título é PROJETO ANTIBULLYING, “é uma coletânea das atividades desenvolvidas pelos alunos, com participação de toda comunidade escolar, e teve como objetivo estimular aos alunos a compreenderem que o respeito ao próximo é o maior valor que alguém pode aprender e cultivar ao longo da vida”, como nos disse a professora Neusa Vicente Silveira e Silva .

   Acredito que o propósito deste projeto foi alcançado, e abaixo, coloco alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

   Quero agradecer, primeiramente a Deus, pela Sua presença em minha vida, a minha companheira Ana Lúcia Souto, ao nosso Orientador Educacional Andrelino Silva Lima e a professora Neusa Vicente Silveira e Silva que, prontamente, atenderam ao nosso chamado, e claro, aos nossos alunos, em especial, aos alunos do 5º ano B(4ª série B), sem os quais este trabalho não teria sido realizado.

Rita Lanna de Freitas                                                   

Orientador Educacional Andrelino e a Professora Neusa