sexta-feira, 31 de agosto de 2012

alunos
Destaques do 
2º Bimestre
Parabéns a todos pela vitória alcançada!!!!

Professora Rosilene  e o nosso Orientador Educacional Andrelino 
entregando os certificados aos alunos do 5º Ano

Professora Kira e seus alunos 
Professora Vasti e seus alunos
Professora  Margareth e suas alunas
Professora Marcela e suas alunas
Professora Neuza e seus alunos
Professora  Juliana e seus alunos
Professora  Yolanda e seus alunos
Professora  Geruza e suas alunas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CEF 05 NA MÍDIA


C.E.F 05  GUARÁ   NA MÍDIA
Reportagem publicada no Jornal do Professor (Portal do Professor)

Para ler a reportagem (acesse aqui)
"Em escola do DF, o esporte é atividade considerada essencial"


 "O Centro de Ensino Fundamental 05 (CEF 05) do Guará, região administrativa do Distrito Federal, a 11 quilômetros de Brasília, oferece aulas de futsal e de judô no horário oposto (contraturno) ao das aulas regulares. As atividades, inseridas como oficinas em projeto de educação integral, atendem não apenas os 480 alunos matriculados na instituição. São estendidas a crianças e adolescentes da comunidade próxima, matriculados ou não em escolas da rede pública.

“O esporte é essencial para o desenvolvimento integral do aluno e contribui para a formação de um cidadão capaz de interagir plenamente na sociedade”, afirma a diretora da escola, Josceline Pereira Nunes. Há planos de implantação de outras oficinas, como caratê e capoeira. Com licenciatura plena em história e formação em administração escolar, Josceline está no magistério há 24 anos, 12 dos quais na direção.

 “Trabalhamos no tripé esporte, respeito e educação”, explica o professor Carlos Antônio Cândido Reis, graduado em educação física e faixa-preta de judô. Conhecido como professor Carlão, ele ensina a modalidade desde 1990. “Meu principal objetivo é mostrar que um esporte individual pode ser o mais coletivo de todos”, afirma. “Sempre há a necessidade do outro para essa prática.”

Além das aulas, Carlão ministra palestras sobre diversos temas, como alimentação natural, respeito aos idosos, higiene corporal e trato com os amigos. O trabalho tem bons resultados, fundamentados por relatos, feitos pelos pais, de melhoria no comportamento dos estudantes. Os alunos são registrados na Federação Metropolitana de Judô (Femeju), no ato da matrícula, e encaminhados à participação em eventos esportivos tão logo estejam em condições de competir.


Equipe — O CEF 05 mantém uma equipe de futsal, que participa de competições, como os Jogos Escolares do Distrito Federal e os Jogos do Serviço Social do Comércio (Sesc). O principal objetivo do professor Maurício Cesar Ribeiro, responsável pelas oficinas de futsal, é aprimorar as táticas da modalidade e as qualidades físicas e técnicas dos estudantes, além de promover o bem-estar geral.

Para Maurício, que tem 18 anos de magistério, a prática desportiva significa, para os estudantes, benefícios como disciplina, respeito às regras, desenvolvimento de qualidades físicas e melhora da autoestima. Graduado em educação física, com pós-graduação em fisiologia do exercício, o professor tem recebido relatos de colegas de outras disciplinas sobre melhor rendimento escolar dos alunos que praticam esportes na escola.

Também professora de educação física, Sheyla de Castro Félix dá aulas a dez turmas de sexto ano do CEF 05. No aprendizado das regras desportivas, ela aponta uma forma de o estudante estabelecer correlação com as regras sociais. “Aprender a ganhar e a perder são conceitos primordiais para o crescimento e o amadurecimento do indivíduo”, ressalta Sheila, que tem pós-graduação em esporte educacional.


Interclasse — A escola brasiliense aproveitou a realização das Olimpíadas de Londres para promover uma miniolimpíada escolar. Os Jogos Interclasse foram realizados na primeira semana de julho e na primeira de agosto. A atividade incluiu competições de futsal, basquete, queimada, handebol e atletismo, além de trabalhos interdisciplinares, com a participação de professores de educação física, artes, história, geografia e inglês.

“Cada turma da escola escolheu um país dos cinco continentes, como os que participam das Olimpíadas, para representar no campeonato”, revela Sheyla. Os professores de educação física ficaram responsáveis pela organização e arbitragem dos jogos. “Sempre promovemos eventos esportivos na escola, e quando temos oportunidade também participamos de campeonatos ou atividades esportivas em outras instituições, para estimular a prática de esportes entre nossos alunos”, explica a professora. "(Fátima Schenini)"


Confira o blog do CEF 05 do Guará


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Apresentação do Plano de Trabalho

Chapa Única

    Nesta quinta-feira, dia 16/08/2012, a Chapa Única, candidata no "Processo Seletivo Eleições 2012, para  os cargos de Diretor e Vice-Diretor e Membros do Conselho Escolar", apresentou seu Plano de Trabalho para a comunidade.
  Foi um momento muito importante para a consolidação da democracia  plena, que possa garantir um Ensino Público de qualidade.  
   Na oportunidade, agradecemos a toda comunidade escolar pela  presença e participação no processo, pois a participação de todos foi de fundamental importância para o sucesso da Gestão Democrática na escola.  

Vamos ver como foi?

Apresentação da Comissão Local
Professora Eliane Ornelas
Srª Consuelo
Srª Ana Cristina Leal Cardoso
Alessandro Romsy

Público presente
Apresentação dos Candidatos a Membro do Conselho Escolar
Apresentação da Chapa Única 
Professora Josceline Pereira e Professora Rosilene Vasconcelos
Apresentação do Plano de Trabalho da Chapa Única 


Assinatura da Ata de Presença 

Para ler o PLANO DE TRABALHO click aqui!!

Comemoração do dia dos Pais

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS  NO CEF 05











quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Apresentação do Plano de Trabalho da Chapa Única

Atenção
Senhores Pais e/ou Responsáveis, 

   Convocamos, ainda, os responsáveis legais pelos alunos matriculados, nesta Instituição Educacional, para a Apresentação do Plano de Trabalho,da Chapa Única candidata no Processo Seletivo para  os cargo de Diretor e Vice-Diretor Eleições 2012, a realizar-se dia 16/08/2012,quinta-feira, às 18h30min, no auditório da escola. Esclarecemos que a presença de todos é de fundamental importância para o sucesso da Gestão Democrática na escola.

Atenciosamente,

Comissão Eleitoral Local.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Você conhece o Tangram?

  









   


   O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
  Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
  Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
    O tangram é um jogo que se originou na China e aos pouco foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.
 Fonte: Wikipédia
A professora Luciana (matemática) trabalhou com os alunos do 6º ano. Foi uma experiência maravilhosa!!!








quarta-feira, 8 de agosto de 2012


REUNIÃO DE PAIS

No dia 07/08 realizamos a 2ª Reunião de Pais do CEF 05 para a entrega do rendimento escolar (boletins), referente ao 2º bimestre.
Agradecemos a todos os pais, pois a sua presença é de fundamental importância para o sucesso escolar dos nossos alunos.



  
Professora Jô recepcionando os pais
Palestra no Laboratório de Informática 


Orientador Educacional  Professor Adrelino 

Professora Kira em reunião com os pais de seus alunos 

 Professora Rosilene  


CARTA AOS PAIS

Aos pais e/ou responsáveis,

É preciso cuidar com afinco da educação do seu filho. Pensando nisso e observando as notas e o comportamento dos nossos alunos, decidimos citar algumas situações preocupantes:
Ø NÃO CUMPRIMENTO das tarefas escolares;
Ø BAIXO RENDIMENTO, o que nos leva a crer que não estão estudando o suficiente;
Ø COMPORTAMENTO AGRESSIVO com colegas e professores;
Ø EMPREGO DE EXPRESSÕES OFENSIVAS e AGRESSIVAS;
Ø FREQUÊNCIA IRREGULAR E PONTUALIDADE;
Ø RESPONSABILIDADE COM AS TAREFAS ESCOLARES;
Ø CARÊNCIA AFETIVA, etc.
Frequentar as reuniões escolares, comparecer à escola espontaneamente ou quando é solicitada a presença, é um excelente começo de mudança neste quadro preocupante. Os nossos encontros não são um mero evento protocolar que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. O nosso objetivo é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno.
É fundamental que pais e professores sintonizem suas cobranças e seus discursos. Isso evitará que a criança tenha conflitos. Por exemplo: É prejudicial quando os pais cobram uma coisa e a escola outra, porque a criança acaba se sentindo sempre em falta com alguém.
Tem sido uma reclamação constante dos professores a falta de cumprimento das tarefas de casa.
Enumeramos aqui alguns questionamentos que devem ser refletidos diariamente:
      Posso ajudar meu filho no dever de casa?
      Por que é importante que ele faça todas as tarefas?
      Ele precisa estudar todo dia?
      Será que a escola não está aplicando muitos trabalhos?
      Por que meu filho tem tanta coisa para estudar?
      Por que eles precisam de tantos livros didáticos?
Questões como essas são de interesse coletivo e serão cobradas sempre.
Aos pais que sentem que o filho tem alguma dificuldade ou particularidade que mereça ser discutida, o faremos em dia e horários reservados.
Contando com a colaboração de todos para que tenhamos melhores resultados, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,
Supervisão / Coordenação Pedagógica

Agradecimento especial : Obrigada  Professora Juliana pela elaboração dos cartazes.