sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto Rapensando Hip Hop e o Zoológico de Brasília visitam o CEF 05 Guará

  Recebemos ontem, dia 25/10,  a visita do "Projeto Rapensando" aqui na nossa escola!                                                                                             
          
 Este projeto tem por meta apresentar possibilidades concretas do trabalho com Hip Hop na Educação Básica.  
                            
  Esta proposta é  desenvolvida nos Colégios de Ensino Fundamental e Médio. As atividades deste material partem da reflexão e da prática dos princípios filosóficos e artísticos do Hip Hop, como contribuição para minimizar a discriminação social, racial e bulling nas escolas. 


   O Repensando – HIP HOP nas Escolas contou com a participação de artistas como Jamaika, Dj Chocolaty, (rapper e Dj), B. boy Will loking, B. boy Clebin e B. boy Tayson, campeão mundial de Break Dance, os grafiteiros Sowtto e Elon e Rap Gospel com o grupo Fé e Estilo.

Objetivos do Projeto Rapensando nas Escolas :
-   Levar ao conhecimento dos jovens das escolas a cultura Hip Hop.

-   Utilizar uma linguagem própria da periferia para transmitir mensagens contra o Bulying, drogas e violência domestica preconceitos racial.

-   Fazer com que o DF seja um referencial dentro do HIP HOP NACIONAL mostrando sua força;  

 -  Desmarginalizar a juventude adepta à Cultura Hip Hop;                                             
     


O Zoológico de Brasília trouxe animais Taxidermizados.


Você sabe o que é Taxidermia?

     Taxidermia" (termo Grego que significa "dar forma à pele") é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais (Hidasi Filho, J., 1976).
  É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, bem como uma importante ferramenta de conservação, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade.
    Tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.
    É um procedimento exercido por biólogos, que envolve conhecimentos de diversas áreas além da Biologia, como: Química, Anatomia, Comportamento, Ecologia, Artes Plásticas, entre outras. É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, a cerca de 2.500 a.C.
   Popularmente o termo "empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar” entretanto há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.
  A Taxidermia atende a diferentes públicos como donos de animais domésticos, pescadores e caçadores desportistas, criadouros de animais comerciais, bem como museus de história natural, entidades conservacionista, zoológicos, universidades e mais recentemente o teatro e a televisão.
   Na preparação de animais para taxidermia, são usadas diversas técnicas como, preparação de esqueleto, preparação de pele cheia, montagem em série, montagem para exposição, preparação de pele em curtumediafanizaçãoinfiltração em parafinafixação e montagem de coleção de insetos de várias espécies. 


               http://pt.wikipedia.org

sábado, 20 de outubro de 2012


JOGOS INTERCIDS

   O Centro de Iniciação Desportiva - CID de Futsal do Guará está promovendo nos meses de setembro e outubro o torneio de interação que tem por objetivo promover o intercâmbio técnico-tático entre as equipes de Futsal do Guará.
 A primeira etapa conta com a participação das quatro equipes do CID do Guará e envolve os alunos nascidos em 98/99, categoria infantil,e os alunos nascidos em 00/01, categoria mirim.
   Os jogos estão sendo realizados às quartas e sextas. Cada rodada acontece em um núcleo diferente com as equipes se enfrentando em forma de rodízio. O campeão será aquela equipe que somar o maior número de pontos ao final de quatro rodadas.
    O torneio será realizado de acordo com o seguinte cronograma:


28/09 – CID Guará I – Wilson
05/10 – CID Estrutural – Márcio
19/10  – CID Guará – Denilson
26/10  –CID Guará II- Maurício

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

  O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
  No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
  Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período.
  Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. 
  O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
  A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes: 




Comemoração do Dia dos Professores no C.E.F. 05

  O professor é a pessoa que nos forma cidadãos, quando pequenos nos ensinam a ler e escrever, com uma idade mais avançada nos passam experiências de vida que serão aplicadas no futuro. Boa parte do que sabemos e temos nos dias de hoje, devemos aos grandes mestres, que durante anos tiveram paciência para nos colocar no caminho correto.
 Por isso e por muito mais, a Direção do C.E.F. 05 e toda sua equipe prestaram  uma homenagem aos professores.

Vamos ver como foi!






segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Parabéns a todos os Professores!!!

Com muito carinho!


sexta-feira, 12 de outubro de 2012



Feliz Dia das Crianças!

Vamos conhecer um pouquinho da História do Dia das Crianças!!!

Dia das Crianças no Brasil

  Na década de 1956, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.
   Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

Fonte:Wikipédia

Homenagem à Criança


 Você criança, que vive a correr, é a promessa que vai acontecer… é a esperança do que 
poderíamos ser… é a inocência que deveríamos ter…
 Você criança, de qualquer idade, vivendo entre o sonho e a realidade espargem pelas ruas
 da cidade, suas lições de amor e de simplicidade!
  Criança que brinca, corre, pula e grita mostra ao mundo, como se deve viver cada 
momento, feliz, como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver!
  Você é como uma raio de luz a iluminar os nossos caminhos, assemelhando-se ao Menino
 Jesus, encanta-nos com todo teu carinho!
 Você é a criança, que um dia vai crescer!
 É a promessa, que vai se realizar!
 É a esperança da humanidade se entender!
 É a realidade que o adulto precisa ver… e também aprender a ser…

Autor desconhecido

O C.E.F. 05  deseja a todas 

as crianças um 

Feliz Dia das Crianças!



sábado, 6 de outubro de 2012


Em breve o C.E.F. 05 terá sua quadra coberta!!
Vamos acompanhar!! 

   Em breve estaremos inaugurando as novas instalações da quadra esportiva, que receberá cobertura, trazendo, assim, nova rotina às atividades pedagógicas da escola.


Iniciando obra





     


Olha a professora Simone aí !!Ela também é engenheira!! Você sabia?

 A fundação pronta!


 Mas tem mais!! Não deixe de acessar o nosso blog para acompanhar a obra!!!
Um abraço à todos vocês!