quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Proclamação da República do Brasil

   A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
   A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
   Foi  instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


ALUNOS DO 5º ANO “A” PRODUZEM JORNAL

  

    O Jornal do 5º Ano , produzido pela professora Margareth e seus alunos, visa melhorar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual.
    As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, notícias, receitas, entrevistas, etc.
     Vale a pena conferir!!!

 

domingo, 4 de novembro de 2012


Produção de texto no C.E.F. 05!!!



     A aluna Maria Eduarda Gomes do 5º ano A, aluna da Professora Neusa, produziu este texto baseada em leitura de reportagem jornalística em uma atividade realizada em aula.

Vale a pena conferir!!!

A Notícia

   " Em uma bela tarde um homem chamado Alberto, estava andando pela rua, e lendo o jornal. Quando ele falou:
  -Nossa olha! Que notícia interessante!


“Nova versão para a morte de Anísio Teixeira é investigada”.

   Professor baiano diz que o escritor da Universidade de Brasília teria sido sequestrado, torturado e morto por agente da repressão em 1971, e não caído acidentalmente em um poço de elevador, no Rio, segundo a versão oficial.
 








   No meio do caminho ele caiu em um buraco e o chapéu dele voou e ele ficou lá no buraco. Depois ele viu que tinha uma escada lá, subiu e continuou lendo a notícia. Depois ele viu três pessoas e nem se importou!”  

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Educação Integral


A Oficina de Artesanato do CEF 05 Guará está demais!!
Vamos trabalhar com reciclagem e reaproveitamento de materiais? 
 




A Oficina de Artesanato realizou, junto com seus alunos, lindas flores, aproveitando o rolo de papel higiênico. Vamos dar uma olhadinha para ver como ficou!!
Mas, antes, vamos entender um pouquinho sobre reciclagem e reaproveitamento!!.
      A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

    O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
    O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

   O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
   Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
   Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.

   A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
   Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.
   Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

Fonte:wikipedia

Educação Integral
 
   
  Lian Arthur. E. Cardoso  do 5º ano D e aluno da Educação Integral produz um lindo poema!!
 
 Vamos conferir!

 
 
A vida é uma coisa estranha.
Um dia é boa, um dia é ruim.
Mas tem uma coisa boa que ninguém pode tirar, sabe o que é?
O amor, por isso eu te amo."
Autor: Lian Arthur. E. Cardoso 5º B.
 
Parabéns Lian!! Continue assim!!
Você tem muito talento!!
Estamos orgulhosos de você!!