quinta-feira, 25 de abril de 2013

HORA CÍVICA
COMEMORANDO O DESCOBRIMENTO
DO BRASIL

  O Descobrimento do Brasil foi comemorado na nossa escola durante a Hora Cívica com a apresentação da peça de teatro dos alunos do 5º ano F, da Professora Michelle. A atividade aconteceu no dia 24  de abril e contou com a participação dos professores e de alunos do turno vespertino.
    Acreditamos que dessa forma, as  crianças vivenciam o aprendizado. Elas pesquisaram, estudaram e o colocaram em prática. Essa é uma forma prazerosa de aprender.

  Parabéns professoras, coordenadoras e alunos pela linda apresentação!

Cantando o Hino Nacional e o  Hino de Brasília
Professora Patrícia
                            A apresentação                                     









                               Professora Patrícia  e a Professora Michelle                                                       

VACINAÇÃO NA ESCOLA


VACINAÇÃO NA ESCOLA


    Ontem, nossas alunas de 11 a 13 anos de idade, que foram autorizadas pelos pais, foram imunizadas contra o HPV (papilomavírus humano).
     O HPV é o principal causador do câncer de colo do útero, doença responsável pela morte de cerca de 90 mulheres por ano só na capital do país.


Não perca o dia da aplicação das 2ª e 3ª doses.
Fique atento!

Vamos conferir?


A nossa diretora, Professora Josceline, acompanha a vacinação das alunas
Alguns pais vieram acompanhar a vacinação das suas filhas
A participação dos pais é fundamental
Excelente trabalho das enfermeiras! Muito obrigada!
Alunas do 6º ano
Nossa Orientadora Educacional ,professora Érica, organizando as alunas
                              Com a cartão de vacinação na mão    
Alunas do 5º ano


SEGUNDA AULA DO NOSSO CURSO DE CICLOS E SEMESTRALIDADE

SEGUNDO ENCONTRO DO NOSSO CURSO DE CICLOS E SEMESTRALIDADE




   A nossa 2ª aula foi ótima com muitas perguntas e muito debate.Várias dúvidas foram tiradas mas, temos certeza que no decorrer dos estudos, todos possam compreender/conhecer melhor os “Ciclos”.

Professora Regivan dando a sua aula sobre Ciclos e Semestralidade

terça-feira, 23 de abril de 2013

VACINAÇÃO DA VACINA H.P.V.


ATENÇÃO

 AMANHÃ,DIA 24 DE ABRIL, VACINAÇÃO DO H.P.V. AQUI NO C.E.F 05! 

Não esqueça a autorização e o Cartão de Vacina

DESCOBRIMENTO DO BRASIL



DESCOBRIMENTO DO BRASIL

   Ainda hoje, a data de 22 de abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras. Durante muito tempo, esse evento de dimensões históricas foi interpretado como o resultado de uma aventura realizada por corajosos homens do mar que se lançaram ao desconhecido e encontraram uma nova terra. Contudo, apesar de empolgante, existem outras questões por trás dessa versão da história que marcou o ano de 1500.
  Mesmo antes de chegar ao Brasil, a Coroa Portuguesa estava inserida em uma acirrada disputa econômica onde os estados nacionais europeus disputavam a expansão de suas atividades mercantis. Dessa forma, cada avanço tecnológico, terra conquistada ou rota descoberta tornava-se um precioso “segredo de Estado”. Antes de sair anunciando uma conquista aos quatro ventos, os governantes daquela época avaliavam minuciosamente os interesses e circunstâncias que envolviam esse tipo de exposição.
    Uma das primeiras pistas que nos indicam esse tipo de planejamento envolvendo o descobrimento do Brasil se deu quando Portugal exigiu a anulação da Bula Inter Coetera e a assinatura do Tratado de Tordesilhas. Afinal de contas, por que os portugueses repentinamente chegaram à conclusão de que uma nova divisão das terras coloniais deveria ser realizada? De fato, essa é uma das muitas outras questões que fazem a versão romântica do descobrimento cair por terra.
   Quando chegamos em 1500, o rei português Dom Manuel I autorizou que o navegante Pedro Álvares Cabral organizasse uma esquadra que, segundo consta, deveria aportar na Índia. Para tal propósito foi designada o uso de oito naus, três caravelas, um navio de mantimentos e uma caravela mercante. Além disso, foram convocados aproximadamente 1500 homens, incluindo capitães,
tripulantes,soldados e autoridades religiosas. 
  Entre esses vários participantes da viagem marítima estava o cosmógrafo Duarte Pacheco da Costa, que, segundo aponta alguns historiadores, tinha participado de uma expedição secreta que já havia chegado ao Brasil no ano de 1498. Além disso, um ano após essa sigilosa viagem, outros indícios apontam que os navegadores Américo Vespúcio e Vicente Pinzón também fizeram uma breve visita ao Brasil. Mais uma vez, fica difícil acreditar que os portugueses não sabiam o que
estavam fazendo.
    Para celebrar a partida de Pedro Álvares Cabral e seus experientes auxiliares para essa viagem ao Oriente, o rei organizou uma enorme festa de comemoração que contou com a presença de espiões de outras nações mercantis da Europa. Dessa forma, nada poderia levar a crer que os dirigentes portugueses tinham outro plano, senão, circunavegar a costa africana e – assim como Vasco da Gama – realizar um novo contato comercial com os indianos.    
   Contudo, mesmo estando muito bem amparada, a esquadra de Cabral “repentinamente” seguiu uma rota marítima completamente inesperada. As embarcações tomaram distância da costa africana e realizaram uma passagem pela ilha atlântica de Cabo Verde. Depois disso, seguiram uma viagem tranqüila que percorreu 3600 quilômetros a oeste. Passados exatos trinta dias da passagem por Cabo Verde, os navegantes portugueses avistaram o famoso Monte Pascoal. 

   Chegando ao território brasileiro, inicialmente chamado de “Vera Cruz”, o escrivão oficial, Pero Vaz de Caminha, se pôs a tecer um relato sobre as terras, mas sem citar nenhum tipo de surpresa por parte de seus companheiros. Depois do reconhecimento das terras, Pedro Álvares Cabral não fez questão de contar pessoalmente sobre a presença de “novas terras” a oeste. Ao invés disso, partiu para a Índia e mandou o navegante  Gaspar Lemos oficializar a descoberta levando a carta de Pero Vaz ao rei.
  Apesar de tantas evidências justificarem a ação premeditada dos portugueses, não podemos deixar de salientar que o enfrentamento dos mares era uma tarefa de grande peso. As más condições de higiene, a falta de água e alimentos tornava a viagem um admirável desafio. Além disso, só depois da oficialização feita em 1500 é que se vivenciaram os tantos outros episódios que, ao longo dos séculos, explica a peculiar formação da nação brasileira.

Por Rainer Sousa
Mestre em História




ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

 PARABÉNS BRASÍLIA!
 

Um pouco sobre a história de Brasília

   Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal.A cidade está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. No censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população era de 2.562.963 habitantes, sendo, então, a quarta cidade brasileira mais populosa
   Brasília também possui o segundo maior produto interno bruto per capita do Brasil (45.977,59 reais), o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira.
  Como capital nacional, Brasília é a sede dos três principais ramos do governo brasileiro e hospeda 124 embaixadas estrangeiras.A cidade também abriga a sede de muitas das principais empresas brasileiras. A política de planejamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de enormes avenidas e a sua divisão em setores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, Bancário ou de Embaixadas.
   O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião ou de uma borboleta. A cidade é comumente referida como "Capital Federal" ou "BSB".
   A rigor, a palavra "Brasília" se refere apenas à Primeira Região Administrativa do Distrito Federal, que é formada pelo Plano Piloto e pelo Parque Nacional de Brasília . O censo, no entanto, aplica o termo "Brasília" a todo o Distrito Federal.
Fonte: Wikipédia
 

quarta-feira, 17 de abril de 2013



RECEBENDO VISITANTES ILUSTRES

 No dia 25 de março, tivemos a honra de receber em nossa escola a visita do Sr.  Secretário de Estado de Educação  Denilson Bento da Costa, a Sra. Secretária  de Estado da Criança , Rejane Pitanga, e o Sr.Sélassie das Virgens Jr., Coordenador da Coordenação Regional de Ensino do Guará.
Estiveram reunidos para tratar de assuntos pertinentes à Instituição e para conhecer como funciona a Educação Integral no CEF 05.
  O CEF 05 agradece a atenção  e o carinho dos nossos convidados com a nossa Instituição.

Muito obrigada!


Sra. Diretora do CEF 05  do Guará,Josceline Pereira Nunes,Sr.  Secretário de Estado de Educação  Denilson Bento da Costa, a Sra. Secretária  de Estado da Criança , Rejane Pitanga,e o Sr.Coordenador da CRE do Guará, Sélassie das Virgens Jr. 
Visitando o Laboratório de Informática
                                                         Conhecendo as salas de aula

Professor Jandir e os nossos convidados
 Professor Carlão da Oficina de Judô da Educação Integral recebendo nossos convidados
Conhecendo a Oficina de Música

  Professora Eliane Ornelas e a Professora Cléia recebem e os nossos convidados
                                            
Conhecendo a sala de Coordenação e conversando com os professores

Visitando a Oficina de Bricolagem
Nossos convidados com a nossa Diretora Josceline, a nossa Vice-Diretora Rosilene e o Professor Hércules.

Visitando a nossa quadra coberta
Conversando com os nossos alunos

Obrigada pela visita! 

terça-feira, 16 de abril de 2013



O C.E.F. 05 está muito feliz e grato! 

A  CIA DO AÇO, doou três(3) mesas para televisão com suporte para DVD para a nossa escola!


Professora Rosilene,Sr. Francisco Moura, Sr. Diego Lopes Fernandes e a Professora Juliana
Professora Rosilene e  Professora Juliana


O CEF 05 agradece a CIA DO AÇO pelo seu carinho!

sexta-feira, 12 de abril de 2013


 



Campanha de vacinação contra o HPV nas escolas



  GDF é pioneiro na campanha de imunização de estudantes contra o vírus HPV. Até o final da campanha aproximadamente 64 mil alunas devem ser vacinadas.

   No dia 08 de março, o Governo do Distrito Federal, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde, lançou a Campanha de Vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos. O pontapé da vacinação foi dado no Centro de Ensino Fundamental I da Estrutural, onde 364 alunas da unidade escolar foram imunizadas.

   A vacinação nas demais escolas públicas e privadas foi iniciada dia 1ª de abril. Meta é vacinar 64 mil estudantes da rede pública até o final da campanha. Para garantir a proteção adequada contra o HPV, as alunas receberão 03 doses de vacina: a 1ª dose, a 2ª dose com 60 dias após a primeira aplicação e a 3ª dose com 180 dias após a 1ª.

  De acordo com o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, o programa é mais um aliado no que diz respeito à saúde do estudante. “A escola é a segunda casa do aluno. Lá é preciso encontrar informação, conscientização e meios para preservar a saúde. A vacinação é um avanço na prevenção de doenças para essas jovens”, alerta o secretário.

  Expectativa do governo é que nos próximos anos o atendimento seja levado às demais faixas etárias.

Fonte:www.se.df.gov.br



 Data  de Vacinação do C.E.F. 05 :     24 DE ABRIL
                         
Obs: Para as alunas de 11 a 13 anos que receberam o comunicado da escola.