HISTÓRIA DO CEF 05
Foi criado pelo Decreto Resolução Nº 06 de 11/06/74 (DF Nº.104, de 11/07/74 e A.N. da FEDF- Vol. III), com a denominação de Centro de Ensino de 1º Grau Nº 05 do Guará. A partir de 19/07/2000, por meio da Portaria Nº 129 de 18/07/2000, passou a ser denominado Centro de Ensino Fundamental 05 do Guará.
O prédio desta Instituição Educacional foi entregue à FEDF em 03 de setembro de 1973,sendo inaugurada oficialmente em 6 de setembro de 1973. As atividades escolares tiveram início em 04 de março de 1974, sob a direção da professora Clarice Marques do Prado Nery, que permaneceu até o ano de 1976.
No ano de 1975, foi fundada a Associação de Pais e Mestres e Clube de Mães, permanecendo a Associação atualmente, com o nome de Associação de Pais, Alunos e Mestre - APAM.
No ano de 1974, esta Unidade de Ensino funcionou com 30 turmas de 1ª a 6ª séries, num total de 1186 alunos; no ano seguinte, passou a atender a Pré-Escola e a EJA(Supletivo), funcionando ininterruptamente até a presente data.
O Centro de Ensino Fundamental 05 do Guará em 2011 conta com 18 turmas de 3ª a 6ª série(4ºa 7º ano) do Ensino Fundamental, com atendimento inclusivo nas turmas regulares de estudantes portadores de necessidades educacionais especiais e oferecendo a Educação Integral, com 11 oficinas.
PESSOAS QUE FAZEM HISTÓRIA NO CEF 05
PLANO
DE
TRABALHO
GESTÃO DA ESCOLA
2012/ 2013
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I – IDENTIFICAÇÃO DA
UNIDADE ESCOLAR
Coordenação Regional de Ensino: Guará
Unidade Escolar: Centro de Ensino Fundamental 05 do Guará
Instituição Educacional: Centro de Ensino Fundamental 05 do Guará
Níveis/Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais
Localização: EQ
32/34 Lote “B” A/E S/N – Guará II/DF
– Tel/Fax: 3901 3704
Cep: 71065.325
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II – IDENTIFICAÇÃO DA CHAPA
Candidata a Diretora: Josceline Pereira Nunes
Cargo: Professor
Matrícula: 65.852-9
Área de Formação: Magistério, História, Administração Escolar
Candidata a Vice-Diretora: Rosilene Ribeiro Soares de Vasconcelos
Cargo: Professor
Matrícula: 63.190-6
Área de Formação: Magistério, Pedagogia, Administração Escolar
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III - APRESENTAÇÃO
O presente Plano de
Trabalho, parte da política de educação do Governo do Distrito Federal, tem
como objetivo alcançar os resultados previstos na legislação vigente e em
especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96.
É um instrumento de
compromisso de gestão escolar democrática que aborda aspectos pedagógicos,
administrativos e financeiros para dar ao processo de ensino aprendizagem
autonomia dentro do princípio da legalidade e responsabilidade, caminhando do
real para o ideal, com o desenvolvimento de ações possíveis e pertinentes
para a construção e implementação de uma proposta pedagógica que será
construída e desenvolvida nesta gestão democrática por todos os segmentos da
comunidade escolar.
A Gestão
Democrática da educação tem o dever de proporcionar a todos oportunidade de
aprendizagem e experiências educativas a partir das necessidades individuais
de cada um, criando um ambiente próprio à superação dos desafios individuais,
coletivos e diferenciados.
Trabalharemos para
que todos tenham acesso às informações sobre o que se desenvolve e participem
das ações, evitando assim, que alguns pensem e outros façam sem saber por que
o fazem. Trabalharemos com grupos heterogêneos onde deverão estar claras as
normas estabelecidas pelo coletivo, respeitando toda a legislação vigente e
em especial o calendário escolar e o Regimento Escolar.
Nós candidatos a
gestoras escolares, juntamente com todo o coletivo escolar e Instituições
escolares legalmente constituídas, dentre elas, Conselho Escolar e
Associações, trabalharemos para a realização de um trabalho de qualidade,
fruto de estudos, reflexões, análises e avaliações contínuas sobre a escola
que temos e a que poderemos ter, inovando na prática pedagógica para elevar a
qualidade do ensino através de um convívio de colaboração mútua no cotidiano
escolar, estimulando a afetividade entre todos os sujeitos deste processo e
criando uma imagem bem definida e de qualidade a ser exibida, conhecida,
respeitada e compartilhada diante da comunidade local e educacional de toda a
rede.
Acreditamos no sucesso desta proposta
de trabalho e na melhoria da qualidade do ensino por sermos parte integrante
desta comunidade com mais de 10 anos de atuação na escola como professoras
regentes e gestoras, sendo assim, conhecemos a realidade da escola e dos
alunos que compõem nosso corpo discente. Possuímos formação acadêmica na área
de educação, inclusive em administração escolar e estamos dispostas a
continuar participando da formação acadêmica que nos levem cada vez mais a um
crescimento profissional.
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A comunidade escolar
local é formada por diversos grupos sociais sendo constituída principalmente
por alunos que residem no Guará, mas também alunos oriundos
de
várias partes do DF e também do entorno. Propomos como desafio motivar o
interesse pelo conhecimento, com atividades que sejam comuns e estejam
vinculadas as atividades curriculares, integrando a escola, a família e a
comunidade.
Com a realidade que
temos hoje propomos o desenvolvimento de ações pedagógicas que envolvam cada
vez mais toda comunidade escolar, com vistas a uma mudança de postura,
construção de valores e atitudes voltados à formação integral do ser humano
para que este seja agente ativo de sua formação se tornado sujeito autônomo
para a tomada de decisões ao longo de sua vida. Buscaremos desenvolver ações
que levem a socialização e formação do aluno com atividades diferenciadas e
diversificadas e através das oficinas da Educação Integral, permitindo o
resgate do prazer pelo trabalho e pela construção do conhecimento,
transformando a escola num ambiente prazeroso comum a todos.
Neste sentido,
consideramos que o trabalho constituir-se-á de objetivos a serem alcançados
através de metas e estratégias a serem desenvolvidas a curto, médio e longo
prazo, onde será fundamental a participação efetiva de toda a comunidade
escolar.
Compartilhar ideias,
conceitos, dúvidas e certezas são uma estratégia de contínuo aperfeiçoamento
para se refletir sobre a ação educativa, com um constante acompanhamento para
correção de desvios e melhorias das ações empreendidas construindo o norte
para o crescimento de cada um de nós e consequentemente da sociedade
brasileira.
As propostas contidas
neste plano de trabalho nortearão os debates futuros entre todos os segmentos
da comunidade escolar, objetivando a elaboração de ações mais específicas
para que sejamos todos partícipes desse processo que é desenvolvido na
escola, criando e buscando de forma coletiva, soluções para os problemas que
atingem a todos de igual forma e ainda, construirmos juntos o ambiente
agradável de trabalho e estudo tanto sonhado e desejado por todos.
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IV - OBJETIVOS
Conforme Lei 4.751, que
dispõe sobre o Sistema de Ensino e a Gestão Democrática do Sistema de Ensino
Público do Distrito Federal, cuja finalidade é garantir a centralidade da
escola no sistema e seu caráter público, trabalharemos para garantir a
transparência dos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros através
de objetivos e metas prioritárias.
IV-1.
Aspectos Pedagógicos
A – Objetivos Prioritários
Ø
Assegurar
a formação integral como desenvolvimento da pessoa, para o exercício da
cidadania e qualificação para o trabalho.
Ø
Ampliar
o atendimento em educação integral com maior número de oficinas e alunos
atendidos.
Ø
Melhorar
a qualidade do ensino motivando e garantindo a permanência do aluno na
escola, evitando a repetência e a evasão escolar.
Ø
Integrar
a sala de recursos e SOE a todas as ações da escola.
Ø
Oferecer
recursos tecnológicos para as atividades educativas.
Ø
Proporcionar
atividades que promovam a boa convivência de toda a escola, visando à
valorização da cultura da paz.
Ø
Garantir
uma gestão democrática plural e participativa com todos os segmentos da
comunidade escolar.
Ø
Fortalecer
a participação da família na escola.
B – Metas Prioritárias
§ Formulação
e implementação do Projeto Político Pedagógico da escola em consonância com
PPP da Secretaria de Estado de Educação do DF.
§ Ampliação
do número de oficinas da educação integral.
§
Diminuição
da repetência.
§
Aumento
no índice de aprovação.
§
Diminuição
da evasão escolar.
§
Realização
de atividades que promovam real condições de convívio entre alunos ANEE ou
não e comunidade escolar, valorizando o papel social da escola na inclusão.
§
Promoção
de eventos com a participação dos pais e/ou responsáveis ao menos uma vez por
semestre.
§
Melhoria
na qualidade do planejamento das coordenações pedagógicas.
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IV-2.
Aspectos Administrativos
A – Objetivos Prioritários
Ø
Promover
a participação da comunidade na definição e na implementação de decisões que
envolvam questões do cotidiano escolar.
Ø
Valorizar
o Conselho Escolar como parte integrante nas tomadas de decisões.
Ø
Valorizar
os profissionais da educação.
Ø Incentivar
a participação, respeitando as pessoas e suas opiniões, no que chamamos de
gestão democrática.
Ø Contribuir para que o
Servidor adquira conhecimento para o seu desenvolvimento, como profissional e
cidadão;
Ø Desempenhar as atividades
administrativas e burocráticas dentro dos prazos estabelecidos pelo sistema.
Ø Oferecer ao corpo docente e
à carreira assistência, os materiais necessários para o desempenho de suas
funções.
Ø Manter contato direto com a
Coordenação Regional de Ensino e suas Gerências, para assegurar o bom
funcionamento da Instituição Educacional.
B – Metas Prioritárias
§
Promover
reuniões mensais e/ou bimestrais informativas e de sensibilização com os
responsáveis pelos alunos regularmente matriculados na instituição
educacional.
§
Promoção
de avaliações e de tomadas de decisões pelo Conselho Escolar sobre o cotidiano
escolar.
§
Resgate
da autoestima dos servidores da educação, através de um processo contínuo e
diário de informação, estimulando e incentivando a comunicação entre as
pessoas.
§
Estimular
a construção dos laços de afetividade.
§
Envolvimento
dos servidores com as normas regimentais e disciplinares.
§
Descentralização, o compartilhamento de responsabilidades
com alunos, pais, professores e funcionários, onde todos os atores envolvidos
no processo participem das decisões.
§
Proporcionar meios para que o Servidor se
desenvolva integralmente;
§
Capacitar o Servidor para o desenvolvimento
de ações de gestão pública;
§
Capacitar o Servidor para o exercício das
suas atividades de forma articulada com a função social da instituição;
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IV-3.
Aspectos Financeiros
A – Objetivos Prioritários
Ø
Respeitar
e cumprir a legislação vigente quanto à utilização de cada recurso financeiro
recebido.
Ø
Assegurar
a transparência na execução e na prestação de contas relativas aos recursos
financeiros repassados à instituição educacional, oriundos da
descentralização financeira.
Ø
Definir
junto com a comunidade escolar ou seus representantes legais, as prioridades
na utilização das verbas recebidas pela escola.
Ø
Informar
a comunidade escolar todas as melhorias feitas em benefício da escola.
Ø
Promover
a APAM como Instituição sem fins lucrativos, com contribuição voluntária,
visando a serem outros recursos para serem aplicados na melhoria e solução de
pequenos problemas da Instituição.
B – Metas Prioritárias
§
Administração
das verbas recebidas, com a participação da comunidade escolar, de forma a
atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola de qualidade.
§
Definição de prioridades por meio de um processo democrático.
§
Utilização dos recursos de
acordo com as necessidades pedagógicas, administrativas e financeiras da
escola em conformidade com a legislação vigente.
§
Prestação de contas transparente.
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V - ESTRATÉGIAS
·
Utilização
dos diversos espaços escolares como extensão da sala de aula para complemento
e desenvolvimento das atividades pedagógicas.
·
Criação
e/ou adequação de espaços físicos para implantação de oficinas da educação
integral.
·
Estimulação
dos docentes quanto à importância do trabalho em equipe para obtenção de um
funcionamento integral da escola, por meio de uma relação de igualdade,
respeito e consideração mútuos.
·
Realização
de coordenações coletivas de forma efetiva e dinâmica apoiando e construindo
com o grupo de docentes ações que contribuam para o bem do coletivo escolar.
·
Levantamento,
seleção, acompanhamento e avaliação das habilidades a serem desenvolvidas.
·
Reunião
bimestral ou extraordinária para avaliação do rendimento, frequência,
disciplina e outros assuntos pertinentes.
·
Coordenação,
desenvolvimento e acompanhamento de recuperação paralela, dependência,
projeto interventivo e reforço sistematizado para os alunos com dificuldades
de aprendizagem.
·
Desenvolvimento
de projetos interventivos e ações que trabalhem a questão do bullyng,
respeito às diversidades e valorização do bem público.
·
Acompanhamento
pedagógico pela orientação pedagógica.
·
Reafirmar
e fomentar discussões sobre “Escola Inclusiva”, fundamentando e assegurando o
atendimento aos alunos ANEEs.
·
Atendimento
diferenciado aos que apresentam necessidades educacionais especiais.
·
Valorização
do trabalho do coordenador pedagógico local como elemento essencial ao bom
andamento do processo educacional.
·
Organização
do trabalho da Instituição Educacional com o apoio da Coordenação Regional de
Ensino e das coordenações pedagógicas local, intermediária e central.
·
Realização
de um trabalho pedagógico integrado entre regentes, direção e coordenadores.
·
Implantação
e/ou implementação de projetos específicos que contribuam para a construção
do conhecimento e fortalecimento dos laços de afetividade.
·
Através
de reuniões trabalhar a necessidade de se encontrar caminhos adequados e
prazerosos para a concretização do processo de ensino aprendizagem,
construindo dessa forma, um ambiente estimulador e agradável.
·
Realização
de atividades culturais como jogos, exposições, feiras, concursos, festas,
etc.
·
Promoção
de momentos de confraternização entre servidores, alunos e pais.
·
Criação
de parcerias com os diversos segmentos da comunidade.
·
Conscientização
do que é um bem público e conservação e manutenção dos bens móveis e imóveis
da escola.
·
Promoção
de encontros com as famílias, serviço de orientação educacional e
profissionais da sala de recurso.
·
Estabelecer
parceria entre a escola e o conselho tutelar para acompanhamento dos alunos
com algum tipo de problema pertinente a esta Instituição.
|
·
Melhoria
do espaço físico escolar proporcionando a acessibilidade, segurança e bem
estar de todos.
·
Manter
um contato direto e transparente com a comunidade, construindo um
relacionamento harmonioso de forma que os pais percebam a importância de sua
participação na construção de uma escola de qualidade.
·
Melhoria
do espaço físico escolar proporcionando a acessibilidade, segurança e bem
estar de todos.
·
Convocação
das instituições legalmente constituídas da escola para deliberação,
acompanhamento e utilização dos recursos financeiros.
·
Manutenção
e atualização dos dados funcionais e pessoais dos servidores e alunos da
escola.
·
Orientação
e informação quanto às normas e regulamentações que regem os direitos dos
servidores.
·
Cumprimento
nos prazos para entrega de documentos.
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VI – PERÍODO DE EXECUÇÃO
O projeto de trabalho bem como todas
ações propostas serão desenvolvidos durante o 2º semestre de 2012 e durante
todo o ano de 2013.
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VII - AVALIAÇÃO
A avaliação é um
grande instrumento de gestão educacional e é, também um balizador da
qualidade das gestões pedagógicas, administrativas e financeiras, pois ela
apontará as estratégias a serem mantidas ou flexibilizadas. A avaliação e o
acompanhamento das ações desenvolvidas durante um período são meios de
conhecimento, replanejamento e melhoria da realidade.
A avaliação incidirá
sobre os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros das atividades
escolares e acontecerá de forma processual e contínua, no decorrer da
operacionalização da Proposta Pedagógica da escola, buscando o
aperfeiçoamento constante e o desenvolvimento do vínculo de afetividade entre
nossas ações e o contexto escolar.
Será realizada por
todos os integrantes do coletivo escolar em momentos específicos, durante as
coordenações coletivas ou à medida que se fizerem necessário para tomadas de
novas decisões.
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VIII – REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
v
Brasil.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei 9394/96). Brasília: Imprensa Nacional, 2006.
v
BRASIL.
MEC-SEB. Programa Nacional de
Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Conselhos Escolares uma Estratégia de
Gestão Democrática da Educação Pública. Elaboração: Genuíno Bodingon.
Brasília: MEC, SEB, 2004.
v
Distrito
Federal, BRASIL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Regimento Escolar das Instituições
Educacionais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Brasília.
v
GDF. Normas Para o Sistema de Ensino do
Distrito Federal. Brasília. 2004.
v
Lei Nº
4036/2007. Brasília: DODF nº 207, de 26 de outubro de 2007.
v
Lei Nº 4.458/2009. Brasília:
DODF Nº 248, 24 de dezembro de 2009.
v
Lei Nº
4751/2012. Brasília: DODF nº 29, de 08 de fevereiro de 2012.
v
LIBANEO,
José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP:
Cortez,2005.
v
PERRENOUD,
Philippe. A Prática Reflexiva no
Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre:
Artmed Editora. 2002.
v
PRADIME.
Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais
de Educação. Brasília: MEC, SEB, 2006. Vol 3.
v
TIBA,
Içami. Ensinar Aprendendo: Como
Superar os Desafios do Relacionamento Professor-Aluno em Tempos de
Globalização. São Paulo, Editora Gente, 1998.
v
VEIGA,
Ilma Passos A. (Org.) Projeto
Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível. 15ª Ed. Campinas,
SP Papirus, 2002. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
|
Guará II-DF, 30 de julho de 2012.
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Josceline Pereira Nunes
Candidata a Diretora
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Rosilene Ribeiro Soares de
Vasconcelos
Candidata a Vice-Diretora
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