Informática


Este é o nosso laboratório!

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LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 2012

Queridos alunos,

Começamos um novo ano e  uma nova etapa do Laboratório de Informática!
Este ano temos vários projetos que vamos realizar juntos!!!
Estou muito feliz de reencontrar alguns alunos e conhecer outros.
Seguiremos juntos nesta nova jornada!
Conto com vocês!!
Um abraço bem grande!!
Profª Rita Lanna de Freitas

  Conheça os principais computadores usados desde a antiguidade até os dias de hoje.

         Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma  nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa, ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de 7 mil anos atrás.
        Por este motivo, desenvolvemos este artigo, que conta a história e a evolução da computação e dos computadores em geral, desde a antiguidade até os dias de hoje. Desta maneira, você poderá ficar por dentro das principais formas de computação utilizadas pela humanidade. O texto está dividido em 4 partes e irá abordar temas diversos como ábaco: máquina de pascal, lógica de Boole, computadores mainframes, Steve Jobs, Bill Gates, entre vários outros. 
      Para começar, vamos falar sobre uma forma de calcular muito simples mas que também foi muito útil nas culturas antigas: o ábaco.
Ábaco, a primeira calculadora da história



     Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comercio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela, que contém pequenas bolas que realizam a contagem.


                    
OFICINA DE INFORMÁTICA



     O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico , assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.


      O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.

HISTÓRIA DO LINUX


Queridos alunos
     
     Iniciamos as nossas atividades no dia 08 de agosto para mais um semestre de muito trabalho. Na primeira semana fizemos a apresentação dos alunos, uma maneira de  nos conhecermos melhor, uma mensagem de boas vindas e relembramos as regras do Laboratório. Nesta semana foi muito bacana, fizemos uma revisão das partes do computador, ligar e desligar, pois afinal temos alunos novos. Depois trabalhamos o menu iniciar e exploramos o desktop (área de trabalho), mudando papel de parede, conhecendo todos os aplicativos e muito mais. A experiência foi brilhante e os alunos participaram muito. Valeu meninos!! Esperamos vocês na próxima semana para mais agitos!
Beijos!!
Ana e Rita


                                      

                                     






                                                                           

                               Queridos alunos,

       A partir deste momento, estarei publicando experiências obtidas com o curso PROINFO do MEC. Espero que elas possam ser proveitosas para vocês como foram para mim.      
      Gostaria muito que vocês publicassem  suas opiniões, como conversamos em sala. O blog do Laboratório do CEF  05,continuará  sendo publicando normalmente.  
      Agradeço a Direção do CEF 05, por ter autorizado as publicações sobre as experiências vividas por mim, no curso PROINFO.       
      Espero que possamos crescer juntos com esta experiência.

                                                        
                                                       Um abraço

 Professora Rita Lanna Freitas




ATIVIDADE 2.2



ATIVIDADE 2.2 – Fórum: Conceituando Hipertextos


          Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

      O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

    O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
  • Um hipertexto é um texto que permite se conectar com outros textos, tornando a leitura ou o aprendizado mais ativo.Podemos fazer uma pesquisa de maneira mais rápida e profunda, obrigando-nos a trocar conhecimentos, diria também, analisar as inúmeras informações, fornecidas pela internet.
      No texto acima podemos destacar alguns links:por exemplo, a palavra ícones, que ao ser “clicada” nos leva a outra página,onde o tema” Ícone “ é abordado.

Rita Lanna de Freitas

  • O hipertexto é um texto que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. 
  • No caso do texto escrito, podem ser consideradas como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários, bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor.
  • A situação muda bastante, quando se fala de hipertexto eletrônico ou digital, conceito que para muitos estudiosos, equivale ao de hipermídia.
  • O que é um hipertexto? Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
  • Na internet, cada homepage é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.

   Como o próprio texto diz, no hipertexto existem várias janelas que nos permitem acessar outras páginas, outros textos, construindo, assim, o nosso conhecimento.

Rita Lanna de Freitas




ATIVIDADE 2.4

ATIVIDADE 2.4 – Portifólio

     As novas tecnologias da informação e comunicação são usadas para expandir o acesso à informação atualizada e principalmente, para promover a criação de ambiente de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre disciplinas.

    A inserção do computador no processo de ensino e de aprendizagem traz em seu bojo a questão da mudança da escola e da atuação do professor. Trata-se de uma nova cultura educacional que se efetivará por meio de uma mudança radical da escola que vem ao encontro de uma sociedade pela formação de cidadãos com capacidade de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, ser criativo, formular e resolver problemas.

   Nesse novo papel, a escola se constitui como um espaço no qual professores e alunos tem autonomia para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade, respeito mútuo e liberdade responsável.

   Eu, professora Rita Lanna, trabalho no Laboratório de Informática do CEF 05 do Guará, na Educação Integral, juntamente com a professora Ana Lúcia, onde oferecemos cursos de Linux, e principalmente, promovendo a interação entre os alunos e a novas tecnologias, desenvolvendo sua criatividade, buscando novos cursos, como o PROINFO do MEC, onde aprendemos a utilizar novas tecnologias. Buscamos, também, a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, através de exercícios de diversas disciplinas, e em especial, trabalhamos, com o Orientador Educacional, Andrelino Silva Lima, e a professora Neusa Vicente Silveira e Silva do 5º ano B (4ªB série B) no projeto de prevenção ao Bullying.

   Orientador Educacional, Andrelino Silva Lima, fez uma série de palestras, no Laboratório de Informática, sobre o Bullying, com a participação, dos alunos da Oficina de Informática, e também, com os alunos do 5º ano B (4ª série B) da professora Neusa Vicente Silveira e Silva, onde foi realizado debate com os alunos, respondendo as suas perguntas, e também, com apresentação em slides, utilização de painel e a internet.

   Nas palestras desenvolvidas pelo nosso Orientador,” VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR”, foram abordados temas como o significado da palavra violência, a definição de Bullying, os tipos, as conseqüências para a vítima e para o agressor, assim como, orientações importantes quando se sofre o Bullying.

   A professora Neusa Vicente Silveira e Silva desenvolveu, em sala, com seus alunos, o Projeto Antibullying. Os alunos do 5º ano B (4ª série B) confeccionaram livros que serão entregues aos convidados, na Tarde Cultural, promovida pela professora e seus alunos.

   O livro, cujo título é PROJETO ANTIBULLYING, “é uma coletânea das atividades desenvolvidas pelos alunos, com participação de toda comunidade escolar, e teve como objetivo estimular aos alunos a compreenderem que o respeito ao próximo é o maior valor que alguém pode aprender e cultivar ao longo da vida”, como nos disse a professora Neusa Vicente Silveira e Silva .

   Acredito que o propósito deste projeto foi alcançado, e abaixo, coloco alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

   Quero agradecer, primeiramente a Deus, pela Sua presença em minha vida, a minha companheira Ana Lúcia Souto, ao nosso Orientador Educacional Andrelino Silva Lima e a professora Neusa Vicente Silveira e Silva que, prontamente, atenderam ao nosso chamado, e claro, aos nossos alunos, em especial, aos alunos do 5º ano B(4ª série B), sem os quais este trabalho não teria sido realizado.

Rita Lanna Freitas



Orientador Educacional Andrelino e a Professora Neusa durante a Palestra sobre o Bullying
                                                          



 ATIVIDADE 3.3


Atividade 3.3: Elaboração do Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao
currículo


1-Título:

Conhecendo um pouco sobre a história do computador.

2-Objetivos:   
  •  Desenvolver estratégias para estimular a pesquisa.
  •  Ampliar os conhecimentos sobre a máquina.
  •  Identificar uma situação-problema envolvendo a leitura e a escrita. 
  •  Socializar os conhecimentos estudados e consolidar o conteúdo pesquisado, através da utilização do Broffice Writer.
3-Duração :

5 aulas

4-Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:  
  •  Conhecimentos sobre como utilizar o Broffice Writer.
  •  Conhecimentos sobre como deve ser feita pesquisa pela internet.
 5-Estratégias e recursos da aula
  •    1º MOMENTO: (Ambiente sala de aula) 
   O objetivo central desta aula é desenvolver estratégias para que o aluno aprenda a fazer pesquisa pela internet e que saiba utilizar corretamente o editor de texto do Linux Educacional: BrOffice Writer. Além disto, será trabalhada a socialização dos conhecimentos adquiridos sobre o tema.  
  • 2º MOMENTO: (Ambiente extra-classe)
 Continuar a pesquisar em sua casa, coletando dados e organizando informações. 
  • 3º MOMENTO: (Ambiente sala de aula)
   Como etapa conclusiva do processo, cada grupo deverá apresentar sua pesquisa para que a socialização da pesquisa contribua na consolidação dos conhecimentos construídos.
6-Recursos Educacionais
  • Utilização da internet, para desenvolvimento da pesquisa pelo aluno. 
  • Apresentação do tema utilizando o data-show, pincel e quadro branco.
  • Apresentação do tema utilizando vídeo do youtube 
Para que os alunos aprofundem a pesquisa, sugerimos os seguintes links, como recursos complementares:



7-Avaliação

A avaliação do aluno poderá ser feita levando-se em consideração:
  •  Participação e interesse do aluno;
  •  Coerência, clareza e significação da pesquisa realizada;
  •  Observação dos alunos quanto ao domínio do conhecimento adquirido em sala de aula.



 

ATIVIDADE 3.4
Atividade 3.4 – Subtema “Retratos de Trabalho” Laboratório de Informática


     Este é o nosso laboratório. Aqui foram desenvolvidas as palestras e debates sobre o Bullying. Mesmo os alunos tendo algumas dificuldades para o acesso a internet e, principalmente, o uso do BROffice, por ser desconhecido para a maioria das crianças, compartilho com vocês o sucesso dessa experiência, pois,podemos ver os frutos desse trabalho.



                                                                            
   É verdade que há muito a ser feito, mas a semente foi lançada e os alunos conseguiram perceber que eram capazes de executar com êxito todas as atividades propostas. E o mais importante, aprenderam mais sobre o Bullying: o que é, suas consequências e como evitá-lo.


   Na foto acima vemos Andrelino Silva Lima,Orientador Educacional do CEF 05 e a professora Neusa Vicente Silveira e Silva , com alunos,no momento em que desenvolvíamos o projeto sobre o Bullying.



ATIVIDADE 4.2

Atividade 4.2 Navegando por vídeos e outras mídias



Produtos e Objetos do Portal do Professor

   No Portal do Professor encontramos vários recursos que podemos usar em nossas aulas.

   Veja, por exemplo, o tema do meu projeto é o Bullying e ao procurar no portal encontrei vários links que falam sobre este assunto.

   Em sala de aula podemos criar maneiras, ou seja, canais de comunicação para que o aluno possa utilizar as tecnologias digitais como recursos pessoais para expor suas atividades postando seu trabalho de modo seguro e ampliando seu vocabulário.

   Os links são ferramentas de trabalho para tornar minhas aulas mais atraentes e dinâmicas. Ao trabalhar com o jornal e o blog foi necessário utilizar várias mídias para aplicá-los com sucesso. Tais como máquina digital, data show, som, fotografias, reportagens escritas.

   Acredito que os recursos tecnológicos têm muito a nos ensinar.

   Utilizo muitos vídeos do “youtube” dentro de minha área,informática. Felizmente há uma grande quantidade de bons materiais, muito confiáveis , entretanto também encontramos muitas montagens e vídeos de origem duvidosa.

   Felizmente,temos vários recursos, e ao fazer este curso, aprendi muito. Quero agora passar isto para o meu aluno, pois o seu crescimento como pessoa e cidadão, é o nosso objetivo.

   No Laboratório de Informática do CEF 05 o aluno é o foco. Aprender cada dia mais, para poder ensinar cada vez melhor.



Links do Portal do Professor:

Links sobre o Bullying:

Link da página de recursos do Portal do Professor:


Rita Lanna Freitas


ATIVIDADE 3.3

            
Atividade 4.3 – Blog - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


    Não conseguimos imaginar nos dias atuais uma sociedade sem a utilização das tecnologias para que todos possam adquirir conhecimentos em diversas áreas, aumentando o conhecimento em várias esferas.

   
    Hoje a forma da comunicação tem interferido diretamente na vida das pessoas, em suas relações. Há uma necessidade de que os recursos tecnológicos cheguem a todos, pois só dessa forma é que as pessoas serão inseridas no mundo globalizado.

    Nessa nova sociedade não só a escola, como a família e os demais grupos sociais, são espaços educativos e têm um papel fundamental na formação sociedade moderna inserida nas mídias e nos recursos tecnológicos juntamente com os meios de comunicação.
     Nossos estudantes precisam ser alfabetizados inseridos nas mídias, pois é essencial que a linguagem audiovisual seja popularizada e acessível a todos.


   As rádios e os canais de TV comunitários, “sites” e “blogs” criados por diversas pessoas de todas as classes sociais e a utilização de aparelhos de telefonia móvel que contém vários recursos por milhões de pessoas, comprovam e expansão das comunicação através das mídias nas comunidades em que estamos inseridas enquanto pessoas.
    
   Porém ainda existem alguns entraves para a acessibilidade das mídias no ambiente educacional, pois, infelizmente em grande parte das escolas, os recursos tecnológicos não chegaram, as aulas ainda são ministradas de forma bem tradicional com a utilização dos recursos disponíveis na escola: o giz e o apagador. Muitos educadores desconhecem como utilizar as tecnologias disponíveis em algumas unidades de ensino ( máquinas fotográficas, filmadoras, computadores, dentre outros), e algumas pessoas que os utilizam ainda fazem atividades pouco criativas,mas vemos muitos estão se qualificando.ação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar.

Rita Lanna Freitas 

ATIVIDADE 4.4

                                              
Atividade 4.4 – Planejando a produção de um documento multimídia – relato de seu projeto..

                                     RELATÓRIO DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Fazendo um filme sobre a nossa escola

Ao desenvolvermos o projeto, pudemos perceber que muitos dos alunos envolvidos nunca tiveram contato com uma filmadora. Alguns ficaram admirados ao descobrirem que a flmadora possui uma quantidade enorme de recursos.


A turma desenvolveu as atividades com muito entusiasmo. Os alunos procuraram se inteirar do maior número e variedades de informações para as entrevistas, assim como, conhecer os diversos recursos que podem utilizar nas filmagens.


Foram momentos prazerosos, a “descoberta” do filme, das entrevistas, das montagem, a escolha das melhores imagens, o título, a edição e , por fim a exibição.


Creio que novos projetos relacionados ao tema trabalhado surgirão. E nossos alunos, com certeza, irão desenvolvê-los com o mesmo entusiasmo.
Projeto: conhecendo e construindo um filme


O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTÁ AULA?


Ampliar o vocabulário, desenvolvendo a capacidade de expressão;

Pesquisar assuntos diversos tais como: política, economia, lazer, esporte, atualidade, turismo, etc;


Incorporar novos conhecimentos;


Desenvolver o senso crítico e criativo;


Dominar a linguagem oral e escrita;


Desenvolver a prática da reflexão, comparação, análise, síntese e conclusão das informações e conhecimento adquiridos.


DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades terão a duração de 04 aulas de 45 minutos.

CONHECIMENTOS PREVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO


Os alunos precisam ter:


• Domínio de habilidades de leitura e de escrita;

• Habilidade de comunicar com precisão as informações de seu interesse;


• Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual;


• Identificação, nos suportes, de fontes de informação;

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS AULAS


Para produção do filme, utilizaremos como recursos próprios, imagens, computadores e internet.


1ª AULA


Converse com os alunos sobre o uso social do filem, a importância desta mídia como ferramenta necessária para o registro dos fatos e acontecimentos.

Leve para a sala vários filmes que sejam de diferentes tipo de produção. Assim, a análise pode ser também comparativa. Podem ser de altas produções ou produções caseiras.


Divida os alunos em grupo.


Peça que, inicialmente, discutam sobre o filme que viram. Chame a atenção dos alunos para qual é o tema do filme? Que tipos de imagens aparecem no filme? Analise também os aspectos gráficos e estéticos: qualidade das filmagens, sons,roteiro,argumento e vestiário.


Faça uma comparação entre as linguagens utilizadas, verifique os recursos linguísticos empregados nos filmes. Discuta a questão da linha de pensamento do filme.

Esse é um exercício importante para que os alunos se posicionem criticamente e possam desenvolver habilidades de argumentar com coerência, identificando e comparando elementos em um ou mais filmes.


2ª AULA


Conhecer algumas etapas da produção de um filme:

1°Etapa - Criação do roteiro


O autor criará uma história baseando-se no tempo de duração, seja ela: curta ou longa metragem. O texto deve conter: falas, personagens com características individuais, e descrição de como as cenas vão acontecer.


2°Etapa - Levantamento de custos (orçamento)


Você deve fazer um pré-custo com as : porque filme amador também precisa de recursos.


3°Etapa - Escolha do elenco


Ao fazer os testes com os concorrentes é importante que haja conciliação com o personagem e ator terem alguma característica física, como por exemplo, o que não pode acontecer é: o personagem ser um machista e o ator ter uma carinha de anjo ou o personagem ser um lutador e o personagem ser um “magricela”.


Como o nosso filme é com personagens reais, não tivemos muitos problemas.


4°Etapa – Agendamento de locais


Ao conseguir os locais os locais para as gravações pelos meios de comunicação, você agende com o proprietário em seu caderno: dia, local, data e hora com o dono, se possível peça uma autorização por escrito a ele para que não haja possibilidade, que no dia da gravação o local não esteja disponível por falta de informação ou autorização.


No nosso projeto, pedimos autorização a Diretora da escola.


5°Etapa – Equipamentos cinematográficos


Faça um levantamento de todos os equipamentos que possui e compare com seu roteiro de filmagens e os locais para certificar-se de que não faltará nenhum, que comprometa o andamento do filme em seu prazo de filmagem.

Nosso equipamento foi uma filmadora caseira e um microfone.


6°Etapa - Figurino, objetos e utilitários de cena


Após conseguir os figurinos por conta própria ou por conta da comunidade através dos meios de comunicação, você precisa organizá-los, faça a separação para cada cena conforme o Roteiro, coloque em caixas e identifique, com o numero da cena que vai ser utilizado. Da mesma forma do os objetos de cena já precisam ser antecipadamente separados paras as receptivas cenas, caso dos utilitários você precisará apenas disponibilizá-los para as cenas por serem grandes. Abaixo alguns exemplos dos materiais utilizados em cena.


No nosso filme, foi fácil, pois os atores são personagens reais.


7°Etapa - Pré-ensaio


Solicite aos atores já selecionados, praticarem antecipadamente as falas dos personagens antes de entrar em cena, para que não haja muito erros, isso prejudica o tempo de gravação e a paciência de sua equipe técnica, porque precisará refazer o trabalho..


8°Etapa - Preparação do cenário

Agora você já tem: O local, recursos, patrocínio, figurino objetos e utilitários de cena, Atores, equipamentos, equipe técnica e auxiliares, material para filmagem, tudo conforme o seu roteiro. Agora você e sua equipe precisam preparar o cenário: Objetos nos locais, atores com figurino, câmeras posicionadas... Faça um estudo do close no cenário para ver se não ira pegar escuridão ou muita claridade na gravação, se possível troque de lugar a filmadora.


9°Etapa - Ação


A cena está em evolução, os atores contracenando, silêncio total no cenário. Até você ou o diretor dizer "Corta", a cena está paralisada ou finalizada.

10°Etapa - Sonoplastia ou fundo musical

Outra peça importantíssima do filme é o som, pois um meio de buscar sons é pela internet para incluir nas cenas, outro meio de e você fazer seus próprios sons como por exemplo: Existe uma cena de chuva e você não achou o som de chuva, ligue uma mangueira da torneira, jogue água para cima e capte com microfone direcional, no momento em que ela cai no chão, digitalize e inclua na cena.

11°Etapa - Montagem


Agora temos as cenas todas gravadas e seus respectivos sons, então, lembre-se o que foi escrito acima: grave mais de uma cena para quando chegar na montagem o editor escolher a cena que não saiu com defeito.Grave mais de uma vez.


3ª AULA


Divida os alunos em grupos para desenvolverem essa idéia. Promova a escolha do nome do filme. Peça que façam um roteiro e revisem.


Após a revisão o professor deverá escrever no quadro negro as seguintes perguntas:


- As idéias expostas no texto estão claras?


- Falta alguma informação?


- O que agregariam?


- O que retirariam?


4ª AULA

Esta é a etapa das filmagens , edição e divulgação.

AVALIAÇÃO


• O interesse dos alunos no trabalho proposto;


• A convivência em grupo;


• A socialização dos conhecimentos adquiridos através das filmagens realizadas;


Rita Lanna de Freitas


ATIVIDADE 4.5
                  Atividades 4.5 Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico




  Para a culminância do projeto Bullying foi utilizado a confecção de livros pelos alunos da professora Neusa, com histórias em quadrinhos, e também, poemas, mostrando o que é Bullying e sua conseqüências.

   A Tarde Cultural,foi a culminância do projeto,onde foram distribuídos vários livros confeccionados pelos alunos, cujo o maior objetivo era de conscientizar os alunos a respeitar o ser humano. Houve bastante discussão sobre o tema, e utilizamos, diversos recursos multimídias, como a internet, os slides sobre a Violência Escolar e o uso do datashow, com apresentação de vídeos do youtube.


   Entre eles apresentamos o vídeo do Macaco Pentelho: http://www.youtube.com/watch?v=I-5ZOAiRE_4

Rita Lanna de Freitas