"Toninho de Souza é um artista brasileiro criador da Melanciacultura e posteriormente da linguagem artística do Melantucanarismo.
Melantucanarismo é uma arte brasileira criada no século passado e se mantém explorada até hoje nas categorias de escultura, pintura, desenho, objeto, gravura, cerâmica, arte digital, instalações e mídias contemporâneas. Melantucanarismo é uma linguagem artística que busca a essência da arte. O seu criador apresenta mais de 40 caminhos diferentes dentro da mesma filosofia de pensamento melantucanarista. O livro Toninho de Souza – Melantucanarismo registra todos os caminhos percorridos pelo artista em composições diferentes dentro da linguagem melantucanarista.
Os
amantes das artes visuais sabem que o Movimento da Semana de Arte
Moderna de 1922 foi o marco inicial para a mudança de uma nova concepção
na arte brasileira. Mas, foi em 1993, setenta e um anos depois que veio
surgir uma arte que se utilizou de elementos da fauna e da flora
brasileira para expressar as cores tropicais. Os elementos passaram por
um processo contínuo a as imagens se transformaram no ícone
do Melantucanarismo."
Fonte: www.toninhodesouza.com
Fonte: www.toninhodesouza.com
Rosualdo Rodrigues, Repórter de Cultura do Correio BrazilienseToninho de Souza tem a grandeza de procurar um caminho próprio. E isso já basta para definir o artista, para separa-lo do arteiro que, para mostrar sua “contemporaneidade”, quebra um prato em dez partes, pinta uma bola vermelha em cada um do cacos e se acha o descobridor da pólvora.
Trabalho desenvolvido pelos alunos do 5º Ano