sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Concurso da Associação dos Magistrados (AMAGIS) - Justiça e cidadania na escola
CEF 05 ganha o 1º lugar e o 2º lugar na categoria - Desenho e o 3º lugar na categoria Redação 
   Professora Josceline, Professora Rosilene e os alunos vencedores:
 Bianca Rodrigues Moura - 3º lugar em redação,
Yure Breno Tavares Correa -1º lugar desenho
 Wendell Marlos Santos Souza - 2º lugar desenho
 
Professora Josceline e os alunos vencedores: Yure Breno Tavares Correa 1º lugar desenho e Wendell Marlos Santos Souza - 2º lugar desenho 
Desenvolvido desde 1999, o programa Cidadania e Justiça na Escola foi lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo de promover um contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário e no propósito de levar noções de cidadania e justiça para os estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, preparando os futuros cidadãos para agir de forma consciente.                            
 
   Professora Antonina e seus alunos: Yure Breno Tavares Correa 1º lugar desenho e Wendell Marlos Santos Souza - 2º lugar desenho .
 
 O Programa foi encampado por diversas Associações de Magistrados do País. No Distrito Federal, foi adotado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e pela Associação dos Magistrados do DF - AMAGIS/DF, em 2001, que firmaram convênio com a Secretaria de Educação do DF e deram inicio ao projeto. Para sua execução no DF, o programa tem como patrocinadora oficial a POUPEX. Hoje, o Programa Cidadania e Justiça na Escola é parte integrante das ações promovidas pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF).
 
          
  O conteúdo é aplicado por meio de uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, voltada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, onde é explicado a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do direito que atuam no Poder. O objetivo do projeto é conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e  deveres, demonstrando a forma de exercê-los.
Professora Juliana e os alunos : Yure Breno Tavares Correa e Wendell Marlos Santos Souza
O aprendizado permite que as relações sejam travadas com mais respeito e alteridade, solidariedade e cordialidade, ética e dignidade. As palestras são ministradas aos alunos por magistrados e visam agregar ao ambiente escolar  informações sobre os direitos humanos, a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário e o trabalho dos profissionais que nele atuam, adequando a linguagem técnica à infantil. O conhecimento dos direitos e deveres afasta a violência, alcança o comprometimento do cidadão com o futuro do país e acolhe o valor da Justiça Preventiva.
  
O programa conta com a coordenação de magistrados e com o acompanhamento direto da Amagis-DF. Em 2012, cada regional de ensino foi considerada um núcleo e cada núcleo está sendo coordenado por um juiz que já participou do programa nos anos anteriores. Para as atividades, os professores recebem uma cartilha em forma de revista em quadrinhos, que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que serão posteriormente debatidas com os magistrados em palestras proferidas na sala de aula.

 Professora Marcela - 5º ano H
Bianca Rodrigues Moura - 3º lugar em redação

A professora Marcela foi contemplada com um tablet no sorteio da premiação da AMAGIS
Premiação: tablet e certificado  



Nenhum comentário:

Postar um comentário