terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vamos conhecer um pouco sobre o Bullying?

VIOLÊNCIA ESCOLAR
BULLYING

      A palavra violência vem do latim, valentia, que significa fúria e impetuosidade, ferocidade e ardor. Sempre esteve presente na história da humanidade, apresentando-se com novas formas. Ela atinge de uma maneira ou de outra, todas as pessoas, independente de classe social, raça, gênero, religião ou cultura.
      
     Atualmente, falar de violência escolar é também falar de bullying. O bullying é um tipo de violência que tem se tornado frequente nas escolas e tem como principal característica a agressividade de estudantes praticada contra um ou mais colegas. As crianças ou jovens que praticam o bullying são motivados pela ignorância e falta de preparo para lidar com as diferenças existentes em seu grupo social.
      
      A escola é um dos contextos em que o bullying mais se faz sentir, uma vez que se encontram num mesmo espaço muitas crianças e adolescentes e se torna difícil para os professores vigiarem todos os comportamentos e intervirem em todas as situações. O que a primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. O impacto que o bullying pode causar, compromete o desenvolvimento saudável da criança como pessoa segura e autoconfiante. A autoestima é a primeira a sofrer danos e, por vezes, em situações muito graves, danos irremediáveis. Os pais, familiares e a escola, devem estar muito atentos a esta realidade, principalmente quando se sabe que a criança tem característica qualquer que a torne vítima fácil. As implicações para a vítima de bullying no ambiente escolar pode se dar através de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, fobia à escola, depressão e doenças psicossomáticas. Se o problema existe e nada é feito, a vida dessas crianças só tende a piorar. Normalmente esses fatos que acontecem na infância e adolescência levam a violência  para a vida adulta.
    
      A prevenção do bullying dentro da escola constitui-se em medida necessária que seja capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social  sadia e segura.
  
       Vamos ficar atentos para que não aconteça com nossas crianças!

Professor Abel de Oliveira Fernandes Júnior
Orientador Educacional Andrelino Silva Lima

Um comentário:

  1. Professor Abel e nosso querido Orientador Educacional,Andrelino,queremos agradecer,a vocês,pela colaboração e pelo excelente trabalho realizado aqui na nossa escola!
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir