quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PROINFO - PROJETO ANTIBULLING

   As novas tecnologias de informação e comunicação são usadas para expandir o acesso à informação atualizada e principalmente, para promover a criação de ambiente de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre disciplinas.

   A inserção do computador no processo de ensino e de aprendizagem traz em seu bojo a questão da mudança da escola e da atuação do professor. Trata-se de uma nova cultura educacional que se efetivará por meio de uma mudança radical da escola que vem ao encontro de uma sociedade pela formação de cidadãos com capacidade de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, ser criativo, formular e resolver problemas.

   Nesse novo papel, a escola se constitui como um espaço no qual professores e alunos tem autonomia para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade, respeito mútuo e liberdade responsável.

   Eu, professora Rita Lanna, trabalho no Laboratório de Informática do CEF 05 do Guará, na Educação Integral, juntamente com a professora Ana Lúcia, onde oferecemos cursos de Linux, e principalmente, promovendo a interação entre os alunos e a novas tecnologias, desenvolvendo sua criatividade, buscando novos cursos, como o PROINFO do MEC, onde aprendemos a utilizar novas tecnologias. Buscamos, também, a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, através de exercícios de diversas disciplinas, e em especial, trabalhamos, com o Orientador Educacional, Andrelino Silva Lima, e a professora Neusa Vicente Silveira e Silva do 5º ano B (4ªB série B) no projeto de prevenção ao Bullying.

   O Orientador Educacional, Andrelino, fez uma série de palestras, no Laboratório de Informática, sobre o Bullying, com a participação, dos alunos da Oficina de Informática, e também, com os alunos do 5º ano B (4ª série B) da professora Neusa Vicente Silveira e Silva, onde foi realizado debate com os alunos, respondendo as suas perguntas, e também, com apresentação em slides, utilização de painel e a internet.

   Nas palestras desenvolvidas pelo nosso Orientador,” VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR”, foram abordados temas como o significado da palavra violência, a definição de Bullying, os tipos, as conseqüências para a vítima e para o agressor, assim como, orientações importantes quando se sofre o Bullying.

   A professora Neusa Vicente Silveira e Silva desenvolveu, em sala, com seus alunos, o Projeto Antibullying. Os alunos do 5º ano B (4ª série B) confeccionaram livros que serão entregues aos convidados, na Tarde Cultural, promovida pela professora e seus alunos.

   O livro, cujo título é PROJETO ANTIBULLYING, “é uma coletânea das atividades desenvolvidas pelos alunos, com participação de toda comunidade escolar, e teve como objetivo estimular aos alunos a compreenderem que o respeito ao próximo é o maior valor que alguém pode aprender e cultivar ao longo da vida”, como nos disse a professora Neusa Vicente Silveira e Silva .

   Acredito que o propósito deste projeto foi alcançado, e abaixo, coloco alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

   Quero agradecer, primeiramente a Deus, pela Sua presença em minha vida, a minha companheira Ana Lúcia Souto, ao nosso Orientador Educacional Andrelino Silva Lima e a professora Neusa Vicente Silveira e Silva que, prontamente, atenderam ao nosso chamado, e claro, aos nossos alunos, em especial, aos alunos do 5º ano B(4ª série B), sem os quais este trabalho não teria sido realizado.

Rita Lanna de Freitas                                                   

Orientador Educacional Andrelino e a Professora Neusa




Um comentário: