quinta-feira, 13 de março de 2014

Visita ao Planetário




Alunos do C.E.F. 05 visitam o Planetário de Brasília 
O Planetário de Brasília é um centro científico, cultural, histórico e de entretenimento. Trata-se de uma ferramenta pública capaz de levar imagens sobre o universo e a vida pelas lentes de modernos equipamentos de projeção. As projeções são capazes de proporcionar ao público momentos únicos, tanto para diversão, quanto para a construção do saber. O edifício também oferece espaço para eventos, oficinas e palestras. 


O Planetário de Brasília começou a projetar as estrelas para a população em 15 de março de 1974. Sem demora, passou a ser um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. O prédio foi projetado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes. Sua estrutura remete à imagem de um disco voador pousado sobre o gramado do Eixo Monumental.

De 1974 até 1997, esteve sob responsabilidade da então Fundação Cultural do DF, vinculada à Secretaria de Cultura do DF. Até meados de 1990, estima-se que mais de um milhão de pessoas estiveram no monumento.

Conforme documentação pesquisada na SECTI o Planetário teve as atividades da cúpula suspensas a partir de meados de 1997. O prédio até ficou aberto por algum tempo depois disso, mas como a cúpula é o cerne da estrutura, a pasta considera a suspensão de suas atividades como marco do período de fechamento.

O ponto de partida para a suspensão das atividades foi a necessidade de reforma do monumento. A princípio, seria apenas uma reforma superficial, mas estudos indicaram a necessidade de uma obra de recuperação estrutural. O processo correu por muitos anos e com o passar do tempo surgiu a necessidade de manutenção e atualização do sistema de projeção na cúpula. Outro ponto deste processo foi a transferência da gestão da Fundação Cultural para a então Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SEMATEC).

Fonte: http://www.sect.df.gov.br









Nenhum comentário:

Postar um comentário